segunda-feira, março 26, 2007

De pára-quedas no Barcamp.

There was me, na fa
culdade no sábado por volta das 12h00 quando toca meu celular.

FREAK no display. Atendi. Conversa casual.

-Ale, tá rolando um evento de internet aqui na Cásper. Você tá sabendo ?
-Não. Que evento ?

-Barcamp. Tão discutindo Long Tail, Web 2.0, Second Life. ...

-NOSSA.


Desci então do sexto pro terceiro andar, e me deparei com aquilo que até então não sabia o que era. Dei de cara com um
painel.

Do lado direito, uma sala apinhada de gente onde se discutia WEB 2.0.

- Vou entrar. Se me expulsarem eu saio.

Entrei. Que loucura toda era aquela eu não sabia, mas também participava. Olhei e vi gente de idades, estilos, caras, bocas, personalidades, e, sim Laptops diferentes ( havia muitos laptops, muitos adesivinhos do Pinguim do Linux e tal).

A coisa era de tal maneira que faria qualquer mídia desacreditar em dados demográficos. *

E um fala, o outro fala, o outro lá embaixo fala e todo mundo escuta quietinho.

Bem nessa hora que eu entrei, discutiam sobre os interesses na Web 2.0. Particular ou coletivo ?

Como tinha muita gente da área de TI, ou de I apenas, ouvi nego dizendo que fazia seus projetos de Web 2.0 como se estivesse fazendo para si, que não pensava no usuário pra desenvolver tal coisa. De repente um cara levanta a mão e diz que quando criou o BooBox não estava pensando no usuário.

André Freak, desacreditado, olha pra mim assustado com tudo aquilo. E eu digo o porque do susto. Imagine você leitor que ele publicou
algo sobre isso no Blog da Rua a um tempo atrás. E agora ele estava ali. Frente a frente com o criador do negócio. Fantástico?

Continuando na discussão do usuário, os caras "chegaram a conclusão" que deveriam usar suas inteligências para projetos menores. Que o usuário só entra, só acessa esses sites quando visualizam vantagens claras para eles. Que acham importante atingir escala, mas preferem sim fazer os projetos "pequenos", para si.

Teve até um que levantou a mão e disse que fazer as coisas pensando na massa é coisa de publicitário. Tive que rir, é claro.


Quando acabou, fui falar com o pessoal que estava discutindo e descobri o que era o Barcamp: um evento surgido no exterior, onde um brasileiro participou a primeira vez em Amsterdam e "trouxe" pra cá. Funciona no formato de des-conferência.

Não há lista de palestrantes, nem programação fechada (...) Trata-se de estar envolvido diretamente em uma estrutura de conversação horizontal e emergente.


Depois, voltei no mural e vi que a tarde ainda ia ter uma palestra de blogs. Entrei mas não foi nada agradável como a da manhã. Tinha um monte de gente que "se achava" e a conversa perdeu em falar se deve-se ganhar dinheiro com blogs ou não. Assunto um pouco pequeno perto do que se poderia falar, né? Não que eu não curta, mas virou conversa de jornalista.

Enfim, nada é perfeito.

Barcamp Brasil
| na Wikipedia | Barcamp São Paulo por quem esteve lá | Aqui também| Fotos

* SIM. Porque embora todo mundo faça planejamento de mídia baseado muito em dados demograficos, os psicográficos como tudo isso que eu disse, valem muito mais. Imagine por exemplo num evento desses fazer uma ação de Firefox. Barcamp Sampa.

5 Comments:

Blogger André Martins said...

Pois eh cara...esse dia foi completamente bizarro.Jamais imaginava que ia trombar com aqueles caras (como o boo-box man) do nada, " por acaso".Mas o fato eh que nada eh por acaso.

Quanto a ideia, o conceito e o nivel dos participantes do BarCamp, simplesmente genial, dispensa mais comentario.

Hasta!

Andre Freak

segunda-feira, março 26, 2007 1:10:00 AM  
Blogger Bruno Chenque said...

PQP, e nem fiquei sabendo disso... q M*...

segunda-feira, março 26, 2007 9:01:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olha eu aqui! Ótima resenha!

Me defendendo: Eu fiz o boo-box pensando no usuário sim! Só que não pude deixá-lo tão usável quanto acho que pode ser, ainda é difícil pra uma pessoa "não nerd" usar, é isso!

É isso, até mais.

terça-feira, março 27, 2007 10:50:00 AM  
Blogger Lui said...

Oi, Alessandro.
Aqui é a Luísa, editora do Site da Cásper. Você mandou um link da sua cobertura e eu vim dar uma olhada...
Também achei o Barcamp muito legal, e uma coisa meio única, né? Não conheço nenhum outro evento desse tipo, em que você decide o que quer discutir e está em pé de igualdade com todo mundo, sem hierarquia entre palestrante e público.
Nós tínhamos colocado uma notícia no site avisando do evento, mas realmente acho que a faculdade deveria ter feito uma divulgação bem grande, colado papel no corredor, mandado e-mail do Centro de Eventos e tal. Nós mesmos demos a nota muito de última hora, então acho que não deu tempo para todo mundo ficar sabendo. Quem sabe da próxima vez, né?
É isso, então!
Até mais...

PS - Espero que você não se importe de eu ter respondido sua mensagem aqui...foi só curiosidade de uma fã de blogs :-)

quarta-feira, março 28, 2007 1:01:00 PM  
Blogger Alessandro Lima said...

Luísa,

Claro que não me importo. ]

BJ!

quinta-feira, março 29, 2007 6:28:00 AM  

Postar um comentário

<< Home

*Player em inglês não quer dizer apenas jogador, mas também ator, participante de um jogo.
"Para você, que assim como eu, está envolvido pelo campo publicitário."

eXTReMe Tracker