quarta-feira, julho 25, 2007

Enquanto a Tv Digital não vem...

É comum ouvir por aí que a TV digital ainda está muito distante, que as transmissões começam em Dezembro e que o preço dos conversores de sinal, os chamaos set-top boxes, está beirando a casa dos três dígitos redondos.

É comum também ouvir que a qualidade da imagem e do som vai melhorar muito e que o consumidor vai ter o total controle da programação.

Como dica do amigo Paulo Ache, transcrevi abaixo um FAQ produzido pelo site IDG Now! deveras esclarecedor da situação da TV Digital no Brasil.


Estamos caminhando para uma f r a g m e n t a ç ã o das mídi
as. A Tv Digital ainda é conceito virando prática, e a revolução que ela vai provocar pode ser uma quebra de paradigmas como jamais se viu no cenário da comunicação.

Algumas ações fora do universo da Tv de alguma maneira antecedem o que está por vir, e eu não estou falando do Intercine.


O I p l a y 8 9 é um programa da rádio paulistana 89fm onde uma programação é feita por um internauta no site da rádio, escolhendo o locutor, as músicas e até o quadro de humor que será exibido.


Os internautas passam em média de 17 minutos envolvidos com suas programações. Por dia a rádio recebe cerca de 150 programações que serão sorteadas para o encaixe.
(Fonte 89fm, Abril'07)

Outra.


A TellVox, a Agência Click e a Rain Brasil fizeram uma ação de c i n e m a i n t e r a t i v o para a Fiat.

Antes de assistir ao filme, as pessoas eram convidadas a responder perguntas com s para sim e n para não pelos c e l u l a r e s e enviar suas respostas gratuitamente por s m s. Um sistema computava as respostas e após alguns instantes era exibido naquela sala o filme montado com as opções que a maioria das pessoas escolheu, finalizando com a mensagem do patrocinador.








A ação ocorreu em alguns cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro em salas digitais administradas pela Rain, e é uma das muitas que se pode ver no Blog do Leonardo Xavier, da Tellvox.

[cinema digital = salas de cinema onde a exibição/transmissão é feita digitalmente, isto é, não há um projetor rodando com uma película em cada sala, mas um sistema de informação que controla a exibição do filme e dos patrocinadores que passam antes da sessão]

E mais umas.

A Rede Globo em pessoa (jurídica) afirmou que vai disponibilizar seu conteúdo no Youtube. (Parece que o Globo Media Center não deu certo). E o Grupo Abril ( Editora Abril + MTV ) lança agora a FIZ TV, um projeto que exibirá apenas vídeos criados pelo usuário.

O f u t u r o nos espera todo fragmentado. Ou não ?

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Este site da Iplay 89 é só a ponta do iceberg.

Essa facilidade, e não digo convergência, será cada vez mais "dada" aos usuários para que consigam dizer, de certo modo, o que querem e quais suas tendências.

Acredito que você tenha visto, mas vai o link:

http://www.weshow.com/br

segunda-feira, agosto 06, 2007 3:25:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Obrigado por ajudar a problematizar questões muito importantes.Estamos no olho do furação em termos de como compreender as mudanças culturais que protagonizamos.Abraço.

terça-feira, agosto 07, 2007 11:33:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Puxa Alê, faz tempo que eu não passava por aqui. Confesso, estou arrependido. Que post do caralho!!!

Antes eu estava meio que descrente das mudanças que estão para ocorrer com a chegada dos meios digitais, em grande parte pelo nosso cenário atual, como cenário atual leia-se Toda Poderosa Globo dominando a tudo e a todos inclusive a mente de grande parte dos diretores de mídia do país que ficam indignados se não anunciam na novela das 8.

Mas pelo que vc acabou de demonstrar o futuro de uma mídia mais fragmentada não apenas está para chegar como já chegou. Timidamente, mas já chegou

sábado, agosto 11, 2007 9:28:00 PM  

Postar um comentário

<< Home

*Player em inglês não quer dizer apenas jogador, mas também ator, participante de um jogo.
"Para você, que assim como eu, está envolvido pelo campo publicitário."

eXTReMe Tracker