sábado, março 17, 2007

P2P - Da pesquisa para o psicólogo ?

É muito louco, e nesse caso vou até procurar o sentido disso no dicionário,


lou.co

  1. que perdeu a razão, maluco, demente, vesano, amente.

ver a reação de algumas pessoas quando eu falo sobre o meu projeto no CIP da faculdade.
Para mim é um simples projeto, quero entender como os mundos real e virtual interagem entre si e o que resulta disso.


Não sei por que motivo isto acontece, ora pois. Os pesquisadores mais experientes se assutam quando eu digo que quero comparar a realidade virtual de com a realidade do mundo real. Por que será que choca tanto querer responder uma pergunta dessas.

No outro dia, saindo da faculdade, fui apresentado ao O CARA da internet. Quando disse o projeto, ele olhou com espanto e disse para o
meu orientador, e um grande amigo presente:

- OLHA, já vi que você vai ter que podar o garoto, hein. Pode pegar tesoura, faca, tudo que você tiver.

I'm so not one of those.I hope.

Hoje de manhã fui apresentar o projeto para os outros pesquisadores da iniciação cientifica e alguns professores. Me sugeriram a análise apenas das lojas no Second Life e no mundo real. Uma pesquisa que também seria muito interessante, mas que não contempla o MEU interesse, a MINHA curiosidade. É aquela coisa, com a pergunta errada, se chega à resposta errada. E esse não é o meu intuito. E a pergunta que eu quero fazer é:

Second Life: o fim da fronteira real x virtual ?

Estarei eu, de fato, sozinho no mundo com essa dúvida ? Acho que não.

Tem por exemplo, o amigo que estava junto quando da situação da poda, rs, que a uma hora dessas deve estar no laptop no aeroporto lendo isso e rindo muito. Ou não. Pode ser que esteja em casa mesmo. Um cara que apóia o projeto como ele é. Que entende.

en.ten.der

  1. transitivo
    1. perceber o significado de algo; compreender
      • não entendi sua pergunta, o que você quer dizer?
    2. ser completamente familiar com algo; compreender claramente a natureza, sutilezas e o caráter de algo
      • eu entendo de comércio exterior
    3. atribuir um significado a algo; interpretar
      • ele entendeu a sugestão dela como um convite
    4. captar a significância, importância e ramificações de algo
      • ele não entende o que significa "responsabilidade"
    5. aceitar como verdadeiro; acreditar
      • eu entendo que você está tentando fazer o melhor, mas não é o suficiente

MAS, apesar de tudo, poucos leitores, digo que vale muito a pena fazer uma iniciação científica. É bacana sentar e ouvir as outras pessoas falando os seus projetos, os medos que elas também têm de pesquisar coisas que querem ententer. E acima de tudo, a coragem coletiva que se cria.

*Sei que vamos mudando nosso ponto de vista com as descobertas.

** De maneira alguma quero aqui "meter o pau" em quem me critica, pois é da crítica que surgem as dúvidas, e delas as certezas. Só queria mesmo desabafar e contar um pouco de como é tudo isso do ponto de vista de um adplayer.

*** Não vou para o psicólogo por causa disso. Ainda não.
*Player em inglês não quer dizer apenas jogador, mas também ator, participante de um jogo.
"Para você, que assim como eu, está envolvido pelo campo publicitário."

eXTReMe Tracker