É comum também ouvir que a qualidade da imagem e do som vai melhorar muito e que o consumidor vai ter o total controle da programação.
Como dica do amigo Paulo Ache, transcrevi abaixo um FAQ produzido pelo site IDG Now! deveras esclarecedor da situação da TV Digital no Brasil.
Estamos caminhando para uma f r a g m e n t a ç ã o das mídias. A Tv Digital ainda é conceito virando prática, e a revolução que ela vai provocar pode ser uma quebra de paradigmas como jamais se viu no cenário da comunicação.
Algumas ações fora do universo da Tv de alguma maneira antecedem o que está por vir, e eu não estou falando do Intercine.
O I p l a y 8 9 é um programa da rádio paulistana 89fm onde uma programação é feita por um internauta no site da rádio, escolhendo o locutor, as músicas e até o quadro de humor que será exibido.
Os internautas passam em média de 17 minutos envolvidos com suas programações. Por dia a rádio recebe cerca de 150 programações que serão sorteadas para o encaixe.
(Fonte 89fm, Abril'07)
Outra.
A TellVox, a Agência Click e a Rain Brasil fizeram uma ação de c i n e m a i n t e r a t i v o para a Fiat.
Antes de assistir ao filme, as pessoas eram convidadas a responder perguntas com s para sim e n para não pelos c e l u l a r e s e enviar suas respostas gratuitamente por s m s. Um sistema computava as respostas e após alguns instantes era exibido naquela sala o filme montado com as opções que a maioria das pessoas escolheu, finalizando com a mensagem do patrocinador.
A ação ocorreu em alguns cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro em salas digitais administradas pela Rain, e é uma das muitas que se pode ver no Blog do Leonardo Xavier, da Tellvox.
[cinema digital = salas de cinema onde a exibição/transmissão é feita digitalmente, isto é, não há um projetor rodando com uma película em cada sala, mas um sistema de informação que controla a exibição do filme e dos patrocinadores que passam antes da sessão]
A Rede Globo em pessoa (jurídica) afirmou que vai disponibilizar seu conteúdo no Youtube. (Parece que o Globo Media Center não deu certo). E o Grupo Abril ( Editora Abril + MTV ) lança agora a FIZ TV, um projeto que exibirá apenas vídeos criados pelo usuário.
O f u t u r o nos espera todo fragmentado. Ou não ?