ou Quem não tem Second Life caça com Pseudo Sim City.
ou OK. Vamos falar de sustentabilidade.
Caso você ainda não tenha visto a ação do Banco Real na abinha do MSN Messenger, deve ver. Digo isto porque foi algo que atraiu totalmente minha atenção nos últimos 60 minutos e fez por mim o que nenhum professor de geografia fez ao longo dos anos nos eus ensinos fundamental e médio: passar brilhantemente algumas noções de sustentabilidade e de administração pública.
Pra não dizer que é perfeito,o começo é um pouco complicado pois falta um pouco de informação. A "Cidade Real" assemlha-se virtualmente a uma cidade de características urbanas, e possui cinco áreas que o administrador deve cuidar para que a satisfação dos moradores seja alta: Educação, Cultura, Economia, Social e Urbanização.
Cada uma dessas áreas já está demarcada no mapa da cidade, de modo que os players apenas passam o mouse e a visualizem. Além disso, na tela observa-se mais algumas inforamções que são: o ano em que a cidade está, o dinheiro em caixa e o dinheiro investido. *Nessa figura acima, eu já tinha finalizado o jogo, por isso todos níveis da minha administração estavam no máximo.*
Cada player tem $ 700.000 para administrar sua cidade, e se ele souber aplicar os conceitos de sustentabilidade e de administração, óbvio, pode chegar ao final do jogo com os níveis máximos para as cinco áreas avaliadas e a satisfação dos cidadãos. Ao passar o mouse sobre a cidade, vamos tendo acesso às áreas e podemos colocar quanto vamos investir em cada uma delas, e depois destinar as verbas, clicamos em Iniciar Ano, para que a cidade "funcione" conforme planejamos.
Segundo a Wikipedia, "Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado à continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, seus membros e suas economias possam preencher suas necessidades e expressar seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais."
Ao final do ano os índices se modificam e mais uma vez planejamos a verba para o ano seguinte. Esse é o jogo. E o bacana é que você aprende sustentabilidade praticando-a e não lendo sobre ela.
Algumas coisas que eu pude perceber:
1 - Um investimento pequeno no social gera uma mudança positiva nesse índice.
2 - Para se aumentar a Cultura, é necessário investir muito mais nesse índice que nos outros.
3 - Quanto mais a cidade cresce, mas é necessário investir em Urbanização (parece óbvio, mas vai jogar pra ver).
4- Não adianta investir numa coisa só num ano e esquecer as outras. Tudo está interligado.
Não cheguei a entrar no Ranking por apenas cinco pontos. Mas tenho certeza que não gritei com ninguém em inauguração de hospital público. Hehe. Agora, voltando para o mundinho da publicidade, há algo mais sublime que tudo isso descrito acima: o modo como o produto/serviço foi colocado nessa perspectiva.
Atentem que bem no meio da cidade, há um prédio do Banco Real. Clicando nele, você tem acesso a uma outra tela que mostra informações sobre investimentos e empréstimos, que se pode fazer no jogo e os financiamentos que o banco faz pela sustentabilidade.
as ações do Banco Real são realmente muito bem alinhadas. Desde sua comunicação publicitária até o cartão dos gerentes e funcionários - de papel reciclável.
ResponderExcluir