sábado, setembro 08, 2007

Bichinhos Virtuais Virtuais.

= =#= =
Sexta Série. Aula de Português.
A professora em frente a lousa escreve exemplos de voz ativa, passiva e reflexiva. No entanto, ouve barulhos estranhos. Vira-se e vê um aluno com um pequeno dispositivo eletrônico em mãos, apertando botões e fazendo aquele barulho. Caminha poucos passos até o aluno, estende sua mão, e com olhar desafiador tenta resgatar o respeito por hora perdido:
- Alessandro, dá o bichinho agora ou sai da sala.
- Saio da sala, professora.
Alessandro então levanta-se e deixa a sala em posse de seu bichinho virtual, ainda jogando jokem-pô.
= =#= =
O fato narrado acima não é um roteiro para comercial de bicinho virtual, aconteceu de verdade. E depois que eu saí da sala a professora fez um sermão aos alunos contando como as "maravilhas tecnológicas" iludem as crianças e as fazem perder o foco.

Que diz ela hoje a seus alunos usuários do Neopets ? Descobri esse site esses dias. A virtualização dos bicinhos virtuais. Você entra, cria o seu filhote e vai cuidando dele. Ganhando pontos em lutas com outros filhotes e em jogos educativos.


No jogo da figura acima, você está na entrada do palácio imperial verificando se os pets que estão lá podem entrar. A regra é: se o pet disser uma palavra errada você veta a entrada apertando "setinha para baixo", se estiver certa, "setinha pra cima".

Através dos jogos e lutas ganha-se pontos que permitem mais habilidades para os bichinhos. Praticamente a versão interativa e educativa do clássico japonês Pokémon.

E caso você queira saber mais sobre esse mercado dos gamekids na internet, não deixe também de ver o ClubPenguin onde as crianças são pinguins avatares, o Webkinz onde um "ursinho de pelúcia" comprado em loja dá acesso a um mundo virtual em Flash, o BarbieGirls onde barbies pendrives com mp3 também dão acesso a ambientes Barbie totalmente virtuais, e até o mundinho virtual criado pela Daimler Chrysler para ensinar às crianças noções de trânsito, o Mokitown.

A pergunta que não quer calar é: se na faixa dos 8/10 ( e por que não 12 ?) anos as crianças jogam isso, o que jogarão com 20, 30, 40 anos de idade ?

Lembrem-se os usuários de Second Life já jogaram Atari, Master System, Mega Drive, Super Nintendo, Playstation, Sega Saturn... ou não?


6 comentários:

  1. Ha! Achou que não teria Lordose no sábado né? se enganou! O Lordose tarda mais não falha!

    ResponderExcluir
  2. Em retribuição ao comment no meu blog! Um Grade abraço.

    ResponderExcluir
  3. Um Wii muito melhorado ou talvez um sucessor? Sem descartar a hipótese das damas, dominó e o tradicional truco.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. ale

    muito bom esse texto
    manda pra alguma revista.

    ResponderExcluir
  5. isso me lembrou mtu o pokemon!! hahahaha!
    era tão legaaal! =)

    Bjs

    ResponderExcluir